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Como transformar as emoções (ansiedade) em resultados positivos

Como transformar as emoções (ansiedade) em resultados positivos

Todas as vezes que você perceber que está sentindo algo que o afasta de seus objetivos é preciso entender que aquilo não faz parte de você.

Por exemplo, você está se preparando para uma prova (que pode ser uma competição esportiva, um vestibular/concurso, um teste profissional, etc.) e chegando mais próximo da data dessa prova é natural que surjam inúmeros, milhares de pensamentos que não deixam você focar em seus objetivos. Sim, é completamente normal. Essa é uma situação que parece incontrolável para a maioria das pessoas, mas acredite, é possível sim tomar as rédeas das suas emoções e ainda usá-las a seu favor. O legal de você entender esse processo é que se isso acontece com você, também vai acontecer o mesmo com os seus adversários.

Mas o que você pode fazer para usar isso a seu favor e, assim, romper as barreiras e vencer os seus próprios limites?

Você irá concordar comigo se começar a reparar a fundo como se comportam os pensamentos. Quando estamos sendo colocados à prova, os nossos pensamentos disparam e, consequentemente, vão alterar algumas coisas do seu organismo. Por exemplo, aceleração cardíaca, pupilas dilatadas, músculos periféricos contraídos… enfim, são vários os mecanismos que entram em ação naquela situação.

Com os nossos antepassados, os homens das cavernas, aconteciam as mesmas coisas. Quando eles saiam para caçar, ao invés da caça eles poderiam encontrar no meio do caminho um tigre dente de sabre. Os mesmos efeitos ocorreram neles: pupilas se dilatam, pêlos se eriçam, músculos se contraem… A conformação biológica que desencadeia esses mecanismos nos homens da caverna é a mesma que desencadeia esses fenômenos em um atleta próximo a uma prova. A diferença é que os homens da caverna não sabiam quando topariam com um tigre dente de sabre e no seu caso você sabe.

Uma vez que você sabe que isso irá ocorrer, ao se aproximar do momento do seu desafio, tenha em mente que seus pensamentos começarão a gerar tanto conteúdo que isso poderá levar você a um estado de stress que poderá atrapalhar mais do que ajudar. Com isso, procure se recordar primeiramente da seguinte frase:

“Quando surgirem pensamentos indesejados combata-os com os seus opostos”.

Ou seja, se você está pensando que talvez não consiga vencer seu obstáculo, ao invés disso mentalize (grave esse termo). A mentalização é uma espécie de pensamento só que consciente. Nesse caso, tendo controle deles você poderá usá-los ao seu favor. Portanto, pense em você “no pódio”, por exemplo, com seu desafio já vencido, ou com um resultado melhor do que tem cultivado na preparação. Com isso você estará disciplinando a sua mente e poderá usá-la para que esteja focada e proporcionando a melhoria dos seus resultados. Dessa forma, treine mais vezes durante o dia esse mesmo exercício. Em outros textos traremos mais informações sobre as mentalizações, fique atento.

André Paiva

André Paiva

andre.paiva@derosemethod.org

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