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Comunicação eficiente está além da ponta da língua

Comunicação eficiente está além da ponta da língua

Pesquisa mostra que DeROSE Method aprimora habilidade de se comunicar e empreendedor do Método ensina três técnicas para praticar em casa

Quantas vezes você já ouviu ou lançou mão da expressão “não foi isso que eu quis dizer!” a fim de atenuar algum mal entendido? O problema da comunicação está em todos os círculos sociais. Uma mensagem de texto pode ser interpretada em um tom diferente da intenção do emissor, se não estiver acompanhada do emoticon adequado. No trânsito, uma buzina de cumprimento a um pedestre pode ser o estopim para uma briga, quando tomada como um ato de impaciência e agressão pelo motorista já estressado do carro da frente.

Dentro das empresas, problemas de comunicação podem gerar até perdas financeiras. Esse prejuízo, geralmente, é indireto – como baixa produtividade por falta de engajamento do colaborador e dificuldade na retenção de funcionários, gerando custos de desligamentos, novas contratações e treinamentos – por isso não recebe a devida atenção. Cabe aos líderes das equipes evitar conflitos advindos de falhas de comunicação. Mas como desenvolver essa habilidade de se comunicar bem?

Autoconhecimento X boa comunicação

Já nos resultados preliminares de sua pesquisa, que avalia cerca de 500 praticantes do DeROSE Method, a neurocientista Renata Coura percebeu que existe uma correlação direta entre tempo como praticante e horas por semana de prática e a capacidade de se comunicar bem. Quanto mais tempo um indivíduo declarou praticar o Método, melhor era seu índice nos aspectos de comunicação em geral, em momentos de crises e conflitos e a eficiência da comunicação.

O empreendedor do DeROSE Method Daniel Franco atribui essa melhora ao autoconhecimento proporcionado pelas técnicas do Método. “Ao tomar mais consciência das suas emoções e pensamentos, o praticante percebe o que o agride e tende a se tornar mais empático, já que reconhece no outro o que tem em si mesmo, evitando rusgas e desentendimentos. É uma humanização nas relações baseada na autopercepção”, explica Daniel, que ministra aulas a executivos de Campinas.

Outro fator que o profissional destaca é que as técnicas também desenvolvem a autoestima e a melhor administração das emoções. “Isso é crucial para azeitar as relações humanas já que a pessoa não se sente ameaçada pelo que os outros dizem, possibilitando se comunicar com menos agressividade”.

Comece agora!

De acordo com Daniel Franco, para potencializar os resultados na comunicação interpessoal, o ideal é vivenciar a prática completa e os conceitos do DeROSE Method. A aula tem uma hora de duração, dividida em oito partes. Mas ele destaca três técnicas que você já pode começar agora!

1- Respiração – para melhorar a capacidade pulmonar e garantir melhor administração das emoções, sente-se ou deite-se com a barriga para cima, coloque as mãos sobre toda a extensão do tronco com os dedos afastados, relaxe os braços e inspire pelas narinas de forma profunda e lenta inflando bem os pulmões. Retenha o ar nos pulmões pelo tempo que for confortável, respeitando o bom senso e em seguida expire lentamente novamente pelo nariz. Faça isso por cinco minutos e sinta os efeitos acima mencionados, assim como a melhor administração do estresse e da ansiedade.

2- Meditação – para desenvolver nossa autoestima e silenciar o turbilhão de pensamentos que impede a visualização mais clara das situações, Daniel recomenda sentar-se de forma confortável com as costas eretas, olhos fechados, fisionomia descontraída, mãos apoiadas sobre as pernas e imaginar a chama de uma vela por 5 minutos sem se distrair, julgar ou analisar a imagem, apenas colocar toda a atenção sobre ela. Essa técnica também fortalece muito a mente desenvolvendo o foco e o poder de concentração.

3- Autoestudo – essa não é uma técnica, mas um conceito do DeROSE Method que também contribui para o aprimoramento da autoestima. Consiste em analisar-se continuamente para encontrar dentro de si seus pontos fortes e se valorizar por isso, em vez de focar nos pontos fracos e desvalorizar-se, o que é muito comum na nossa cultura e nos coloca na defensiva.

Mudança de foco

Outro diferencial do praticante do DeROSE Method na hora de solucionar problemas dentro do ambiente de negócios é a capacidade de enxergá-los de uma forma mais ampla e até como uma oportunidade. “Vendo a vida por essa ótica, estresso menos a mim e às pessoas à minha volta, vivo mais saudável e a mente tira o foco do problema, canalizando sua energia e recursos criativos para encontrar soluções, características importantes para cargos de liderança e empreendedores”, resume Daniel.

Case de sucesso

A Nestlé reconhece o potencial das técnicas do DeROSE Method na produtividade dos seus colaboradores e há mais de 12 anos oferece aulas dentro da empresa. Em pesquisa interna realizada identificou-se uma melhora nas relações humanas em 73% dos colaboradores que praticam essa metodologia.


Post original: https://www.portalmediando.com.br/comunicacao-eficiente-esta-alem-da-ponta-da-lingua

Escrito pelo Empreendedor do DeROSE Method Daniel Franco

André Novo

André Novo

andre.novo@derosemethod.org

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